20082018Seg
AtualizaçãoQua, 18 Jun 2014

Deus Pai: Reino Hominal - O surgimento do homem/o corpo

Desenvolvimento da Aula

 1) Dar boas vindas. Cantar músicas de apresentação e outras músicas.

 Música de apresentação

“Bom dia (nome da criança) do meu coração,                                                                                                                              Você está na evangelização,                                                                                                                                                          Hoje é dia de brilhar a luz,                                                                                                                                                             Vamos estudar o evangelho de Jesus.”

Canta-se com o nome e todas as crianças.

2) a) Começar a aula com o tapete, relembrando as coisas que Deus criou, contando a “história do surgimentos do homem e da mulher”.

 b) Mostrar a boneca/o de feltro que dá pra trocar a roupa, identificando as partes do corpo.

 c) Falar que o corpo do homem e da mulher é feito de partes e que cada parte dessa deve ser bem cuidada por nós, igual aprendemos a cuidar bem dos animais, plantas, rios e toda a natureza. Pedir que mostrem cada parte do corpo. Usar um lenço umedecido para passar nas partes dos corpos das crianças para que elas as sintam e identifiquem.                                                                              Ir mostrando as partes e cantando a música:                                                                                                                                     

“Cuide bem dos seus olhinhos, veja bem o que elas olham ,                                                                                                              cuide bem dos seus olhinhos, pois foi Deus quem lhe emprestou.                                                                                                    Cuide bem de sua boquinha, veja bem o que ela fala ,                                                                                                                 cuide bem de sua boquinha, pois foi Deus quem lhe emprestou.                                                                                                   Cuide bem de sua orelhinha, veja bem o que ela escuta ,                                                                                                                 cuide bem de sua orelhinha, pois foi Deus quem lhe emprestou.                                                                                                        Cuide bem de suas mãozinhas, veja bem o que elas fazem ,                                                                                                                cuide bem de suas mãozinhas, pois foi Deus quem lhe emprestou.                                                                                                   Cuide bem de seus pezinhos, veja bem por onde andam,                                                                                                                 cuide bem de suas pezinhos, pois foi Deus quem lhe emprestou.

 Atividade:                                                                                                                                                                                   Deitar as crianças em folhas de papel kraft e desenhar o contorno do corpo delas. Desenha de uma criança e todos olham, depois as mães desenham de seus filhos.                                                                                                                                                       

3) Colocar o CD com a música  “O corpinho - Grupo Segredo e cantar com todos, fazendo gestos.

 Material:                                                                                                                                                                                   Tapete e seus elementos, CD Segredo/ aparelho de CD, Papel kraft ,Giz de cera/lápis de cor, Boneco de feltro Boneco representando o homem, Animaizinhos de plástico -  para tapete.

História:                                                                                                                                                                                    História “O surgimento do homem e da mulher” (construída por Daniela Tonidandel, Sheila Passos e Sandra)                                (Tema Deus Pai: Reino Hominal)

Deus criou a natureza, o sol, as nuvens, a chuva. Criou as pedras, as árvores, folhas e frutos e os animais. E então, Deus viu que sua Criação era muito bela e perfeita e resolveu criar um ser que o ajudaria a cuidar de toda a natureza, um ser que tivesse inteligência e sentimento.

E foi aí que Deus criou o espírito. E o espírito veio para a Terra para procurar um corpo para morar e ser seu instrumento de trabalho.

Chegou perto da pedra, mas a pedra era dura, não se mexia, ela não tinha nem princípio vital, nem princípio inteligente... então o espírito achou que esse não era um bom lugar para atender a sua vontade e seus movimentos.

Então aproximou-se da árvore: nossa, ela é linda, tem princípio vital, mas... fica parada no lugar, não se movimenta... então o espírito entendeu que ali não era um bom lugar.

Então aproximou-se dos animais: eles se moviam, corriam, tinham princípio vital e princípio inteligente... mas eles não eram capazes de se abraçar... e a inteligência deles era diferente, parece que faltava algo que não deixava o espírito se manifestar de forma inteira.

E foi aí que Deus criou o corpo do homem e da mulher. Um corpo que tem princípio vital e que seria útil para a inteligência que o espírito era. O corpo do homem e da mulher era capaz de andar, de falar, de abraçar, de correr, de pensar, enfim, ele ajudava o espírito a fazer tudo aquilo que queria para colaborar com Deus no cuidado com toda a criação. Agora, sim, o espírito conseguia se manifestar e poder seguir em frente no túnel da evolução!