25072017Ter
AtualizaçãoQua, 18 Jun 2014

“Ensina todo aquele que procura persuadir a outro, seja pelo processo das explicações seja pelo das experiências”. (O Livro dos Médiuns - Cap. III item 18)

Espaço do Evangelizador

Alcance e Abrangência da Evangelização Espírita da Criança e do Jovem

Ao refletimos sobre o alcance da tarefa de evangelização, chega-nos à mente todos os conceitos e definições que os evangelizadores expressam quando perguntados sobre “o que é Evangelização Espírita Infanto-juvenil?”.

Como respostas, podemos identificar: “é formar o homem de bem”; “é a transmissão do conhecimento espírita”; “é um trabalho de modificação do homem”; “é a construção de um mundo melhor”, dentre outras.

As respostas apresentadas definem exatamente o alcance da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, visto que “é através da evangelização que o Espiritismo desenvolve seu mais valioso programa de assistência educativa ao homem”. (1)

A Geração Nova - Justificativa da arte de evangelizar

De duas maneiras se opera a marcha progressiva da Humanidade: uma, gradual, lenta, imperceptível, a traduzir-se na melhora dos costumes, nas leis, nos usos, melhoras que só com a continuação se podem perceber.

A outra por movimentos relativamente bruscos, semelhantes aos de uma torrente que rompendo os diques que a continham, transpõe nalguns anos o espaço que levaria séculos para percorrer.

Tornada adulta, a Humanidade tem novas necessidades, aspirações mais vastas e mais elevadas, já não encontra no estado de coisas, as satisfações legítimas. (3)

Didática de Ensino

EVANGELIZADOR

“Que fazes do poder dialético da constelação de causas e efeitos que puseram em tuas mãos como um colar de estrelas e de sóis?
Que fazes, espírita, do ministério revelado
Erguendo a lápide como Lázaro?
Queres dormir ao som de rezas e promessas?
Queres sonhar com fadas e gnomos
Revividos em guias protetores
Quando o combate é teu, a luta é tua, é tua a experiência
Ninguém pode abrir
O desvão de pedra que te compete
Que pertence às tuas mãos e aos teus ombros?