19062018Ter
AtualizaçãoQua, 18 Jun 2014

5.01 ‑ AS TRÊS REVELAÇÕES

A) IDÉIAS BÁSICAS
 ·  Até o presente, a Lei de Deus foi revelada à Humanidade sob três aspectos essenciais: Justiça, Amor e Verdade.
·  Moisés, particularmente no Decálogo, revela ao homem a Lei sob o aspecto da Justiça a que todos se submetem, e lança as bases do Direito, estabelecendo obrigações inalienáveis a cada um.
·  A idéia do Deus único, popularizada por Moisés, estabelece os fundamentos da Lei de causa e efeito, conduzindo o raciocínio humano à necessidade de substituir a noção do “direito da força” pela “força do Direito”.
·  Expressando‑se insuperável, a Revelação do Amor exemplificada por Jesus, induz o homem a agir pelo seu próprio íntimo, bafejado pelo sentimento de bondade, compreensão, tolerância e caridade.
·  Se, com Moisés aprendemos a respeitar o semelhante, fazendo‑o por temor à lei, com Jesus aprendemos a amar incondicionalmente ao nosso próximo como a nós mesmos.
·  O “Deus da força” de Moisés se nos apresenta como um Pai de amor e misericórdia, com o Cristo, nosso irmão e Mestre.
·  Hoje o Espiritismo nos traz a III Revelação, no aspecto da “Verdade”, esclarecendo‑nos quanto à realidade da Vida Espiritual.
·  Consciente da ascendência do Espírito sobre a matéria, o Espírita busca raciocinar e viver segundo as realidades da Vida Imortal e as necessidades evolutivas de sua Alma.
·  Berço e túmulo, dois estágios da vida que a III Revelação nos conclama valorizar, através da vivência cristã para nossa própria melhoria e felicidade futura. 

B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR 
1. Bases Evangélicas ‑ Mateus: 11:12 e 13 ‑ 11:25 a 27 ‑ 13:35 ‑ Cap.1 ‑ 5:17. Marcos: 4:21 e 22. Lucas: 8:16 e 17 ‑ 10:21 ‑ 12:2 ‑ 24:26 e 27. João: 5:39 ‑ 16:7 a 11 ‑ 14:16 a 26 ‑ 16:7 a 15. Miquéias: 5:2 a 5.
2. Bases Doutrinárias ‑ Livro dos Espíritos: Introdução (itens I‑II‑VI) ‑ Prolegômenos: 614, 628, 648, 798 a 802, 873 a 892, 982 ‑ Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.1 (todo) ‑ Cap.2, itens 2 e 3 ‑ Cap.6 (todo) ‑ A Gênese: Cap.1, itens 1 a 30.
3. Obras Subsidiárias ‑ Caminho Espírita: Cap.52 ‑ Caminho da Luz: Caps.7, 12 e 23 ‑ Chico Xavier Pede Licença: Cap.3 ‑ Entrevista: Cap.92 ‑ Jesus no Lar: Cap.3 - Livro da Esperanças: Cap.1 ‑ Messe de Amor: “A Guisa de apresentação” - Opinião Espírita: Caps.2 e 12 ‑ 52 Lições de Catecismo Espírita: 6ª, 40ª e 41ª - Pérolas do Além: “Allan Kardec” ‑ Pontos e Contos: Cap.45 ‑ Roteiro: Caps.12 e 38 ‑ Segue‑me: Cap.23 ‑ Sol nas Almas: Caps. 58 e 70. 

C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA 
II e III Ciclos ‑ A casa (alicerce, paredes e telhado) ‑ Os três reinos da Natureza: Mineral, Vegetal e Animal ‑ O homem (infância, juventude e maioridade) ‑ O promotor público, o advogado de defesa e o juiz ‑ As três virtudes: fé, esperança e caridade ‑ O dia (madrugada, manhã e tarde) ‑ A metamorfose (o casulo, a lagarta, a borboleta) ‑ A manifestação das pessoas (pensamento, palavra e atos) ‑ Introdução, desenvolvimento e conclusão de um livro ‑ As árvores com suas raízes, tronco e folhas ‑ As narrativas dos viajantes espaciais ‑ Preparação, construção e acabamento de um edifício ‑ Sementeira, germinação e colheita. 

D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO‑DOUTRINÁRIA 
·  Até o presente, a Lei de Deus foi revelada aos homens sob três aspectos: Justiça, Amor e Verdade.
·  Esclarecendo‑nos que Deus é único, Senhor de toda a Humanidade, Moisés revela à Humanidade que a Lei Divina é Justiça.
·  Com os Dez Mandamentos, temos a base das Leis que conduzem socialmente a Humanidade.
·  Vendo que os homens não entenderam completamente as Leis de Moisés, Jesus revela aos homens que Deus, além de Senhor é Pai, e que, sendo assim, todos fazemos parte de uma grande família e que o amor deve ser a base sob a qual alicerçamos nossas atitudes e pensamentos.
·  Tendo que se expressar através de Parábolas, devido à nossa ignorância espiritual, Jesus promete enviar um consolador, o Espírito da Verdade, que revelaria aos homens, a existência do mundo dos espíritos, a mediunidade, e que nos daria maiores recursos para entender sua Missão de Amor.
·  Tal como uma árvore que precisa de raiz, tronco e folhas para se completar e frutificar, também nós precisamos das 3 Revelações: Justiça, Amor e Verdade, que, juntas, nos mostram que Deus é Senhor, Pai e Criador do Universo e que desta forma, como filhos e co‑criadores, importa fazermos com que se cumpra em nós a Sua Vontade antes que a nossa.