25042018Qua
AtualizaçãoQua, 18 Jun 2014

5.06 ‑ LIVRO DOS ESPÍRITOS

A) IDÉIAS BÁSICAS 
·  O livro dos Espíritos é o precioso repositório dos ensinos dos Espíritos Superiores que, cumprido a Vontade de Deus, receberam a missão de instruir os homens, iniciando uma nova era na História da Humanidade.
·  Marco inicial da codificação espírita, o Livro dos Espíritos é ao mesmo tempo o primeiro passo para a nossa transição em busca do plano de Regeneração da Terra.
·  Estabelecendo os fundamentos do Espiritismo e descortinando a realidade da vida espiritual, é no Livro dos Espíritos que encontramos toda filosofia espírita.
·  Dividindo em 4 partes, esta obra nos apresenta, em 1018 perguntas, as respostas para as indagações do homens acerca do seu ser, de sua origem e destino, da razão de sua presença na Terra e dos problemas fundamentais da vida.
·  Convenientemente estudado o Livro dos Espíritos é a chave para a melhor compreensão do Evangelho de Jesus e portanto o caminho de retorno ao cristianismo simples dos primeiros tempos.
·  Compete ao espírita buscar nesta obra o roteiro para sua jornada rumo à cristianização de que todos carecemos. 

B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR 
1. Bases Evangélicas ‑ Mateus: 5:17 e 18 ‑ 15:10 ‑ 24:1 e 2. Marcos: 2:21 e 22. Lucas: 11:11 ‑ 11:33 ‑ 21:5 a 7. João: 14:26 a 31. Romanos: 16:25 e 26. Salmos: 31:14 a 19.
2. Bases Doutrinárias ‑ O Livro dos Espíritos: Introdução I ‑ Prolegômenos, 798 a 802 ‑ Livro dos Médiuns: 1ª parte, Cap. III, item 2 ‑ O que é o Espiritismo (todo).
3. Obras Subsidiárias ‑ Caminho da Luz (A): Cap.24 ‑ Caridade: Caps.11, 23, 34 - Companheiro: Cap.5 ‑ Conduta Espírita Caps.41 e 45 ‑ Correio Fraterno: Cap.33 - Encontro de Paz: Caps.1, 2, 9, 11 ‑ Lições de Catecismo Espírita: Cap.30 ‑ Luz do Espiritismo: 26 ‑ Justiça Divina: Caps.5, 68, 69 ‑ Leis Morais: (todo) ‑ Legado Kardequiano (todo) ‑ Pérolas do Além: “Espiritismo” ‑ Religião dos Espíritos (todo) ‑ Sementeira Fraternidade: Cap.50 ‑ Sol nas Almas: Caps. 29, 56, 57.  

C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA 
1. I Ciclo ‑ A cartilha e o aprendizado da leitura ‑ Um livro de receitas ‑ Um livro de Ciências Físicas e Biológicas ‑ Etapas que devem ser seguidas para a execução de um trabalho e/ou experimento ‑ O planejamento de um trabalho (e/ou de um dia de trabalho) ‑ Os fenômenos da Natureza ‑ O texto e a peça a ser representada ‑ Um livro de estória muito interessante ‑ Normas que regem uma sociedade e/ou grupo ‑ A pauta de uma música e a orquestra ‑ A planta de uma construção ‑ Os trilhos de uma ferrovia e a composição que a percorre ‑ A rota de um avião ‑ O alicerce de um edifício ‑ As raízes de uma árvore ‑ O casco de um navio.
2. III Ciclo ‑ Os fenômenos da Natureza ‑ Jesus e o Cristianismo ‑ O sol e o sistema solar ‑ Um manual explicativo de determinado livro ‑ O alicerce de um edifício de muitos andares ‑ A história de um país passo a passo ‑ O dicionário e palavra desconhecida ‑ Resumo de um livro lido ou matéria estudada ‑ A interpretação de um texto lido ‑ Um cozinheiro e/ou restaurante e seu menu ‑ O roteiro de uma viagem ‑ O texto de uma peça teatral ‑ A constituição de um país ‑ A fonte de água pura ‑ Os trilhos de uma ferrovia e a composição que a percorre ‑ A programação do computador. 

D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO‑DOUTRINÁRIA 
·  Base da Codificação Kardequiana, O livro dos Espíritos é precioso repositório dos ensinos dos Espíritos Superiores que, cumprindo a vontade de Deus, tiveram a missão de instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
·  Assim como para nossa segurança pessoal, necessitamos de uma casa edificada num alicerce sólido, também para segurança e progresso de nosso espírito precisamos de uma boa base doutrinária que nos esclareça quanto ao mundo espiritual e às Leis que o regem.
·  Na Doutrina Espírita encontramos os elementos que serviram de recursos para nossa evolução espiritual, e no Livro dos Espíritos encontramos os principais fatores da Doutrina dos Espíritos, ditados pelos amigos e benfeitores espirituais.