18082018Sab
AtualizaçãoQua, 18 Jun 2014

5.07 ‑ O LIVRO DOS MÉDIUNS

A) IDÉIAS BÁSICAS 
·  Tratando do aspecto científico ou experimental do Espiritismo, O Livro dos Médiuns, foi editado na primeira quinzena de janeiro de 1861.
·  Nessa obra, fruto de sua vasta experiência e de laborioso estudos, Kardec procurou esclarecer todas as questões que se relacionam com a prática mediúnica.
·  O Livro dos Médiuns, contém a explicação teórica de diversos fenômenos e as condições em que esses fenômenos se podem produzir.
·  A parte concernente ao desenvolvimento e ao exercício da mediunidade foi objeto de especial atenção do codificador.
·  Na sua primeira parte (4 capítulos) o Livro dos Médiuns contém notas preliminares relativas à Doutrina e na segunda parte (32 capítulos), estudos referentes às manifestações espíritas, dedicando sua parte final às reuniões e às sociedades espíritas.
·  Em seu conjunto, a segunda obra da codificação espírita nos apresenta um estudo acerca dos espíritos, dos médiuns, da faculdade mediúnica, do plano espiritual e das leis que regem as suas relações com o plano físico. 

B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR 
1. Bases Evangélicas ‑ Mateus: 17:1 a 8. Marcos: 5:1 a 20 ‑ 16:17 e 18. Lucas: 7:22 - 8:26 a 33 ‑ 9:37 a 42 ‑ 10:20 e 21. João: 5:25. Atos: 2:17 a 19. I Coríntios: 12:1 a 11. I João: 4:1.
2. Bases Doutrinárias ‑ Livro dos Médiuns (todo).
3. Bases Subsidiárias ‑ Caminho, Verdade e Vida: Caps.9, 10, 69, 100, 128, 145, 156, 170 ‑ Fonte Viva: Caps.105 ‑ Opinião Espírita: Cap.45 e 60 - Roteiro: Caps.1, 8, 29 ‑ Seara dos Médiuns: Prefácio. 

C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA 
O rio e seus benefícios ‑ Um livro de receitas ‑ O manual de instruções para o uso de um aparelho, ou de ensino técnico ‑ O cicerone numa cidade grande ‑ O manual ou guia numa cidade estranha ‑ A bula e o medicamento ‑ As placas e as sinalizações de trânsito ‑ Números e nomes de ruas e logradouros públicos - Agenda de um mapa ‑ Um instrutor de uma turma de profissionais ‑ O mapa rodoviário ‑ O atlas.

D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO‑DOUTRINÁRIA 
·  O conhecimento e o estudo de O Livro dos Médiuns é indispensável a todos os que desejam se esclarecer quanto às bases experimentais da Doutrina Espírita.
·  Após mais de um século de sua publicação, esta obra continua sendo seguro de que nos podemos servir da prática mediúnica.
·  Pela importância do seu conteúdo, O Livro dos Médiuns é objeto de permanente estudo, tanto por parte dos encarnados, quanto dos Espíritos que vêm se dedicando à divulgação doutrinária em nosso país, existindo já inúmeras obras que o comentam e desdobram os seus conceitos.