22012018Seg
AtualizaçãoQua, 18 Jun 2014

5.10 ‑ A GÊNESE

A) IDÉIAS BÁSICAS 
·  Publicada em janeiro de 1868, esta obra é mais um passo para o entendimento e aplicação do Espiritismo.
· Tem por objeto o estudo de três pontos até então interpretados de maneira obscura pelos homens: a gênese, os milagres e as predições.
·  Destacando a interdependência do elemento espiritual com o elemento material, Kardec nos ensina que, da ação simultânea desses dois princípios, nascem os fenômenos especiais, até então inexplicáveis pelas demais doutrinas, por desconhecerem a sua existência.
·  Através dessa obra, o Espiritismo ressalta, não só a existência do mundo espiritual, mas as suas relações permanentes com o mundo material.
·  Em seus 18 capítulos, Allan Kardec apresenta‑nos o caráter da Revelação Espírita, a existência de Deus, o Bem e o Mal, a uranografia geral, as gênese: orgânica, espiritual e mosaica, além de importante estudo sobre os milagres e as predições.
·  Na conturbada época de transição que atravessamos, o espírita encontra na Gênese, segundo o Espiritismo, explicações lógicas e racionais para entender os fatos inusitados que se desdobram em todos os pontos do Planeta e recursos para se conduzir com serenidade e segurança frente aos mesmos. 

B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR 
1. Bases Evangélicas ‑ Mateus: 13:35. Marcos: 6:30 a 44. Lucas: 8:16 a 17 ‑ 10:21 - 14:28 a 30. João: 2:1 a 9. Atos: 17:24. Romanos: 1:20. Velho Testamento: Gêneses: 1:1 a 31.
2. Bases Doutrinárias ‑ A Gênese (toda) ‑ Obras Póstumas (“Minha nova obra sobre a Gênese” e considerações seguintes sobre o mesmo assunto).
3. Obras Subsidiárias ‑ Gênese: (todo) ‑ Opinião Espírita: Cap.60 ‑ Roteiro: Cap.1.     

C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA 
Leis e experiências físicas com base em livros ‑ O gerador criando a energia elétrica - O jovem construindo seu futuro ‑ O imã e suas aplicações ‑ A arqueologia ‑ A paleontologia ‑ O telescópio ‑ O microscópio ‑ Um laboratório ‑ Esquema do rádio e da TV ‑ Um mapa de navegação ‑ A cartografia ‑ Os satélites artificiais. 

D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO‑DOUTRINÁRIA 
·  Sob o ponto de vista científico, a Gênese constitui uma síntese dos primeiros livros da Codificação Espírita.
·  Por seu conteúdo lançado, com as demais obras os fundamentos da Doutrina Espírita, a Gênese merece por parte dos espíritas, fidelidade e carinho para que as raízes do Espiritismo se mantenham puras e vigorosas a nortear a Humanidade.
·  O espírita consciente, portanto, não se descuida do estudo constante, não só da Gênese, mas de todas as obras basilares da Codificação.