20062018Qua
AtualizaçãoQua, 18 Jun 2014

3.4 - OS DEZ MANDAMENTOS E NÓS II - PERANTE OS PAIS

A) IDÉIAS BÁSICAS 
·  O 5º mandamento nos recomenda honrar pai e mãe.
·  Entre todas as amizades terrenas devemos oferecer o primeiro lugar aos nossos pais.
·  Como instrumento dos desígnios de Deus, os pais, pelo processo reencarnatório, nos oferecem, com carinho e alegria, a possibilidade do aprendizado na Terra.
·  Preparam a nossa jornada ensinando‑nos as primeiras lições e tornam‑se os nossos primeiros amigos.
·  Honrar pai e mãe é um mandamento não só de respeito, mas acima de tudo, de amor e gratidão.
·  Honrar é amar, respeitar, obedecer e servir nos limites de nossas possibilidades, oferecendo‑lhes sempre que necessário, o amparo de que venham carecer. 

B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas ‑ Mateus: 15:4 ‑ 15:20 ‑ 19:19. Marcos: 7:10 a 13. João: 2:3 a 5 ‑ 8:49 ‑ 19:25 a 27. Efésios: 6:1 a 3. Colossences: 3:20. I Timóteo: 5:4. Velho Testamento: 20:12.
2. Bases Doutrinárias ‑ O Livro dos Espíritos: 207 a 210, 582, 583, 773, 774, 890 a 892 ‑ O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.1, itens l e 2 ‑ Cap.14 (todo) ‑ Cap.23, itens 1 a 6.
3. Obras Subsidiárias ‑ Idéias e Ilustrações: Cap.36‑ Palavras de Vida Eterna: Cap.168 e 169 ‑ Relicário de Luz “Depois da Separação”, “Ternura e Esperança” e “Doce Bilhete” ‑ Os Dez Mandamentos: Cap.5. 

C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1.      Jardim e I Ciclo - O povo e seu presidente ‑ O soldado e seu comandante ‑ O carro e seu motorista ‑ O avião e seu piloto ‑ A classe e seus professores ‑ Os vagões e a locomotiva ‑ A preservação do rio que beneficia vastas regiões ‑ Os animais e seus filhotes ‑ A mãe amamentando a criança - O jardim e o jardineiro - O pomar e o pomicultor.
2.      II e III Ciclos ‑ O povo e seu presidente ‑ O computador e seu programador ‑ As filiais e sua matriz ‑ O soldado e seu comandante ‑ A máquina e seu operador ‑ Os planetas e o sol ‑ Os atletas e o técnico ‑ O navegador e a bússola ‑ A preservação do rio que beneficia vastas regiões ‑ Os animais e seus filhotes ‑ A mãe amamentando a criança ‑ O jardim e o jardineiro ‑ O pomar e o pomicultor. 

D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO‑DOUTRINÁRIA 
·  Qualquer atitude que resulte em sofrimentos aos nossos pais torna‑nos responsáveis perante à lei de Deus.·  Seremos beneficiados sempre que soubermos oferecer o melhor de nós mesmos àqueles que nos recebem como filhos em nossa jornada terrena.
·  O Cristão sabe honrar seus pais amando‑os de todo coração, alegrando‑se em sua companhia, recordando‑se de tudo o que lhes deve.
·  Obedecer e respeitar os pais atendendo a seus conselhos e portando‑se corretamente em sua presença ou em sua ausência, é um indício de que o “honrai pai e mãe” já encontrou guarida em nossos corações.
·  Devemos ser os amigos certos de nossos pais, na saúde e alegria, quando na enfermidade e nos dias difíceis; quando nos sustentam ou quando aguardam a nossa cooperação em sua carência.